terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

E NAS ADVERSIDADES

Pois então... Nos preparamos, aprendemos a rezar, estabelecemos metas de crescimento e desempenho, seja espiritual ou não, cumprimos rituais de maneira muitas vezes até doentia, decoramos orações e entoamos mantras, e de repente, não mais que de repente, a adversidade vem.
Na forma de um revés qualquer, seja grave ou simplesmente contraditório a nossa vontade, e nos arrebata, nos derruba no chão e nos cala os princípios pré estabelecidos de crença e fé.
Parafraseando Philip Roth, "A tragédia do homem despreparado para a tragédia - esta é a tragédia do homem comum."
Esta frase, de grande efeito psicológico, nos remete a nos enxergarmos de uma maneira mais crua, mais real, menos fantasiosa. 
De fato, se nos preparamos tanto aprendendo como fazer em momentos de dificuldade, de medo, de tensão, de desafio, porque ficamos então, nestes momentos, com uma sensação de revolta e desespero que parece se validar por si só?
Isto é falta de fé?
Prática?
Simplesmente um reflexo natural humano?
Para mim, isto na verdade é falta de memória. Estamos acostumados a treinar, exercitar, fazer a evacuação do prédio mas com a certeza de que o alarme para incêndio é teste. E isto, é um erro sacro.
Precisamos, e tenho certeza de que já estamos preparados para tal, começar a exercitar o poder da força da fé, lembrar que ela existe e que neste caso se traduz na grandiosidade de simplesmente colocarmos em prática o treino na hora do jogo final.
Quando aquilo que não estava projetado acontecer, quando quebrarmos a perna um dia antes da tão sonhada viagem, quando a vida nos obrigar a olhar o todo por um outro ângulo, simplesmente não resista. Encare isto como uma oportunidade de levar ao campo o treino da várzea e pratique a fé, a força do espírito, o crescimento que você vem exercitando para ter por todo o caminho da sua jornada.
Afinal, lembre sempre, o destino é de fundamental importância, mas o caminho trilhado passo a passo é que nos leva até lá.
S.O

Um comentário:

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.