terça-feira, 10 de maio de 2011

Na rede ou fora dela

Muita gente acredita que as rede sociais como o Orkut, o Facebook , o Twiter criam ilusões de relacionamento e evitam contatos reais. Não só une as afinidades  em debates descompromissados, mas  possibilitam pessoas a se comunicarem com mais consistência , proporcionando possibilidades de contatos inimagináveis até a pouco tempo. A melhor amiga do colégio que você nunca mais soube notícias, o colega de trabalho que agora vive em outro continente tudo isso tornou-se possível ao acessarmos estes novos pontos de encontros. Além disso, pode promover oportunidades no campo de trabalho ou de aspectos culturais.




Hoje se sabe que embora 40% dos usuários dos espaços virtuais são adolescentes e jovens universitários. No entanto, a faixa etária que mais cresce no Facebook é a de pessoas com idade entre 40 e 60 anos.




Em muitos casos os sites de relacionamento se tornam ponto de encontro de narcisistas  que colecionam contatos superficiais colecionando álbuns de viagens e de suas próprias fotos, desencadeiam processos compulsivos em que a raiz desse comportamento não são as tecnologias, mas sim os traços pessoais.




Outros pensam que as pessoas procuram as associações em redes sociais pelo motivo de solidão, mas a verdadeira intenção é que usam a internet  por terem receio da possibilidade de receber críticas  ou insultos.




O melhor caminho para os usuários de redes sociais são os que usam a tecnologia para apoiar as amizades já existentes. nestes casos o uso das redes sociais   cooperam para a diminuir a solidão, trocar informações, e, de quebra, conhecer novos amigos. De caminhamos para um tempo em que todos  estaremos conectados à internet alguma forma. Mas não podemos perder  de vista o desafio de que é necessário impedir a relação "olho no olho".



Navegue na internet, mas saiba que todos aqueles amigos com quem você conversa e troca idéias e informações  são pessoas e não seres virtuais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.