terça-feira, 21 de junho de 2011

Estabilidade emocional

Médicos afirmam que qualquer sintoma que possa ser definido como ilusão de movimento, ou que a pessoa imagina que está acontecendo mas na verdade não está, pode ser definido como uma tontura. Esta sensação é mais comum do que podemos imaginar. Sentir que está flutuando ou sensação de desequilíbrio pode pode acontecer até com crianças.


Na verdade, o que nos proporciona o equilíbrio depende , em muitos casos, da boa constituição do labirinto que é uma estrutura do ouvido interno que envia mensagens ao cérebro sobre os nossos movimentos. Tonturas causadas por problemas de labirinto manifestam-se geralmente quando a pessoa movimenta a cabeça. Outro fator de real importância é a visão e a sensibilidade. Quando muito estimulados a pessoa poderá sentir tontura.


Por tudo isso, sintomas de tonturas precisam ser muito bem avaliados  clinicamente com muito cuidado, porque dependem de diversos fatores associados. Entre estes pacientes também encontramos aqueles que são os distraídos, os avoados, os desligados e também os melancólicos.


A literatura holística garante que o problema afeta temperamentos egocêntricos e autoritários, com dificuldade para cumprir ordens, relacionar-se e viver em coletividade.Na fase de aprendizagem, em crianças ; em idosos, pelo medo do sofrimento.  Após avaliação clínica veja também o quanto os florais poderão ajudar.


O floral de Bach, Mustard  é importante para a tratamento da  tontura. Desfaz a melancolia e ornece estabilidade emocional, serenidade e alegria. Também o Mimulus para tonturas causadas pelo medo de não corresponder às demandas de pessoas dominadoras podendo ser combinado com Larch, Cherry Plum, White e Red Chestnut, Vine e Wild Oat.

Gentian trabalha o desequilíbrio energético dos desencorajados, combinado com Wild Oat, Oak e Mustard.

Cerato, um floral para os mais influenciáveis; Centaury para os que procuram satisfazer o outro para serem aceitos; Scleranthus resgata o equilíbrio dos que se sentem inseguros na hora de tomar uma decisão e que "perdem o chão" ; Clematis para os que tem facilidade para se alienar; Agrimony, ideal para os que demonstram estar bem mas angustiam-se internamente e Rescue e Scleranthus para as crises de tonturas relacionadas à situações de dúvidas angustiantes.




Fonte:
Prof. Renata Soller Spalato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.