quarta-feira, 10 de agosto de 2011

UMA LINHA TÊNUE DEMAIS - Water Violet

Ao escrever este texto, completo os 39 florais de Bach, no intuito de tentar demonstrar, da maneira mais clara possível, os gestuais daqueles que se encontram sob efeito negativo de alguma essência floral. E, não por acaso, demorei tanto a escrever sobre o estado negativo desta flor fantástica, a Water Violet. Me auto-analisando, descobri que minha demora, na verdade, consiste em uma dificuldade bastante grande de conseguir falar do lado negativo desta essência sem parecer que estou falando das suas qualidades. E vice-versa com a parte positiva. Muito complicado explanar sobre as qualidades de W.V. sem parecer estar incorrendo em seus defeitos. Isto deve-se, acabo de perceber, porque a linha que divide os dois opostos deste floral é de uma tenuidade absurda. As qualidades e os defeitos se fundem, transitam, e na verdade, apenas mudam de lugar, sem necessariamente modificarem-se entre si. É o orgulho altivo que afasta e faz com que esta personalidade seja tomada por arrogante em um momento ( negativo ) para logo depois se tornar em uma grande qualidade ( positivo ), dependendo do emprego deste orgulho na situação. A maneira altiva como trata de algumas pendências e faz com que as pessoas não consigam se aproximar de fato da essência desta pessoa, e a forma de grandeza que em outro momento é a eficaz salvadora de algumas personalidades mais frágeis e menos obstinadas.


Um tipo W.V. tanto pode ser um farol para muitos que estão perdidos, como podem ser a última pá de cal para aquele que esperava encontrar forças.
Para aqueles que tem uma tendência natural a incorrer nos gestuais de W.V., seja no aspecto positivo ou não, é sempre aconselhado tomar, de quando em vez, uns vidrinhos desta essência, no intuito de trazer para o equilíbrio a conduta interior.


Trabalhar a humildade, a responsabilidade pelo grupo de maneira conscienciosa, a medida certa da colocação de seu poder natural de liderança, podem ajudar sobremaneira a um W.V. a se manter longe da criação de carmas desnecessários e que o afastem, cada vez mais, da essência de sua missão.
Aprender a diferenciar entre a sua visão do que é correto daquilo que de fato é certo para quem solicita ajuda, permitindo que o outro atue fazendo suas próprias escolhas, é o grande desafio dos Watervioletianos.
Não é fácil.  Afinal de contas, estes possuem naturalmente um dom para a visão do problema como um todo. Mas não podemos deixar de esquecer que o livre arbítrio é o direito universal, e ninguém pode interferir nisto, bem como esperar algo do outro que incorra em atitudes divergentes às suas escolhas primárias. A essência floral ajuda estes tipos a manter o foco no que de fato é importante, sem precisarem acreditar que estas são qualidades impostas a serem superiores.
É importante para os Water Violets lembrar, sempre, que o EU SUPERIOR existe em todos, e uma boa maneira de ajudar o floral, é exercitar o olhar para o EU de cada um, antes mesmo de olhar para a personalidade pedinte.


Trabalhar a humildade no emprego da sabedoria é o maior desafio destes seres fantásticos. Feito isto, eles se tornam os melhores companheiros em horas de desespero ou escolhas difíceis.
Faça uso da essência, trabalhe o olhar no outro sobre o crivo do EU SUPERIOR e desfrute da oportunidade de ser, indiscutivelmente, alguém de visão privilegiada.
S.O









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.