terça-feira, 9 de agosto de 2011

Receitas que alimentam a vida !

Alimentar-se bem não é comer em demasia, mas comer alimentos certos e com moderação. Quanto melhor alimentado estivermos, melhor será o desempenho do nosso cérebro. O consumo de nutrientes é necessário para que possamos manter a saúde e a vitalidade. Portanto, procure incluir em seu cardápio diário opções ricas em nutrientes que fortalecem seu organismo e fortalecem a memória.


CEREAIS INTEGRAIS - São fonte de fibras naturais e carboidratos. Proteicos, têm menos calorias e conferem maior saciedade que os cereais refinados: arroz integral, centeio, aveia, soja, trigo integral . Ativam a capacidade mental e ajudam no controle do colesterol.


LECITINA DE SOJA, SOJA E DERIVADOS - Antióxidos, a lecitina de soja, a soja, tofu (queijo de soja), missê, shoyu e tempeh (carne de soja)  contém fotolipídeos e colina, nutrientes antioxidantes que estimulam o funcionamento e a renovação das células do sistema nervoso. Excelente fonte vegetal de aminoácidos, o feijão de soja fornece proteína equivalente a da carne. A soja, rica em proteínas garante  a energia. Podem ser incluídos neste item a couve flor e o repolho.

LEVEDO DE CERVEJA - Rico em zinco, um dos principais protetores do sistema imunológico. Contém vitamina B6 que ajuda a sintetizar as proteínas e influencia a ação dos neutro transmissores cerebrais. fonte de selênio, inibe os mecanismos do envelhecimento além de conter boas doses de ácidos nucléicos (DNA e RNA) quemantem o organismo e o cérebro jovens por mais tempo.


PEIXES E VEGETAIS MARINHOS - Ricos em aminoácidos,minerais e vitamina B12. verdadeiros estimulantes da memória. Agem sobre o tecido nervoso rejuvenecendo a mente e fortalecendo a memória, o raciocínio e a capacidade de concentração.


FRUTAS SECAS, SEMENTES - Energéticas e revigorantes, nutritivas, proteicas. São as castanhas, amendoim, nozes sementes de gergelim, girassol , abóbora. Além do figo, damasco, ameixa preta, uvas passas, poderosas fontes de  fibras e minerais. Acompanhadas de leguminosas fornecem a maiores quantidades de vitaminas do complexo B, ideais no combate e fraca memória.


FRUTAS E VEGETAIS CRUS - Ótimas fontes de fibras e  sais minerais, assim como as nozes , e o própolis, são ricas em bioflavonóides, que preservam as estruturas dos vasos sangüíneos e ajudam a absorver melhor a vitamina C. Vegetais como nabo, ervilha contém manganês   que ajudam a eliminar  o cansaço e ativar a memória.


LEITE E DERIVADOS - Contém boa quantidade de vitamina B2 (riboflavina) ideal para combater a estava e o estresse mental.


CEBOLA E CENOURA - Contém fósforo que protege as membranas celulares do cérebro. Encontrado também no peixe, na gema do ovo, repolho, carnes, lecitina, leite e seus derivados, cereais integrais e sementes.


LEGUMES, COUVE, ESPINAFRE E FARELO DE ARROZ - Fontes naturais de vitamina B12, mantém saudável o metabolismo nervoso. O espinafre ainda é rico em vitamina K, enquanto que a couve  contém ferro e fósforo que revigoram e estimulam as funções cerebrais.



LEGUMINOSAS - Com baixo teor de gordura e doses satisfatórias de carboidratos e fibras, os feijões,, a lentilha, a ervilha seca, o grão de bico e outros grãos mantém a saúde das artérias e ainda fornecem minerais e vitaminas do complexo B que ativam a memória.



Outras fontes de nutrição são essenciais para o bom desempenho do organismo e preservação da saúde como os frutos do mar, o mel e o melado , as algas, as frutas silvestres e as frutas cítricas, bem como alfafa, óleo de fígado de peixe e óleo de açafrão.


Lembre-se sempre: não abuse de bebidas alcóolicas, mantenha a regularidade das refeições, não abuse das quantidades, evite o consumo de gordura excessiva, respeite o horário de sono e procure fazer exercícios físicos. O segredo de uma vida saudável, alem de uma boa alimentação é manter o equilíbrio e respeitar os seus limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.