segunda-feira, 18 de abril de 2011

Eneagrama

O Eneagrama é um trabalho que envolve o estudo de cada personalidade e que pode desvendar algumas coisas temerosas sobre nós mesmos. E, sobre nós , poderíamos dizer que desenvolvemos mecanismos de defesa muita vezes necessários a nossa sobrevivência. No Eneagrama, esses mecanismos são chamados de "compulsão". Isso significa que alguns tipos de sentimentos e comportamentos estão tão arraigados em nosso ser que nos fazem agir e pensar sempre da mesma maneira . Dessa forma, descobrir a nossa compulsão é descobrir a nossa liberdade.




Os Florais de Bach também trabalham a nossa "compulsão". Juntar  os florais e o eneagrama é reforçar a nossa intenção de libertação. O eneagrama pode ser utilizado como orientação para o diagnóstico ajudando na identificação da "compulsão" característica de uma determinada personalidade e depois combinado com os florais abrir um caminho para o entendimento.


Segundo o Eneagrama (Enea=noven(grego) ; grama=traço,ponto ), existem nove paixôes ou fixações e todos tem um pouco delas. Cada um desenvolve escolher alguma delas. Inicialmente uma vistude para sermos aceitos e amados. Com a compulsão, nasceu um lado vicioso e negativo que corresponde a cada um tipo de personalidade. 




Para entender, a paixão do tipo 1 do Eneagrama seria a perfeição e, por não ser possível, geraria a raiva , a ira. Assim note-se que em cada caso,a "contra-paixão", se for equilibrada, é natural. Portanto, a raiva em si é natural, porém a raiva constante e reprimida gera frustração consigo mesmo e com o mundo.

Assim são classificados nove tipos de personalidades simplificadas pelo Eneagrama que podem ser  correlacionadas . para cada tipo de ego temos um nome que o define e que dá característica marcante de cada personalidade que corresponde a cada  sentimento que procuramos esconder. Assim como o ego 1 é  dominado pela Vingança, é o Ego Hostil. A ira é o seu extravasamento, é sua autoproteção.


E1 - EGO HOSTIL -  IRA
Nasce da busca pela perfeição. ficamos com raiva por tudo não ser perfeito.  Buscamos a perfeição em nós e nos outros como bem maior. Assim o E1 é minucioso. Assim o E1 é minucioso, cuidadoso e crítico.


E2 - EGO ORGULHO - ORGULHO
Nasce do esquecimento de nossas necessidades. Queremosajudar,ser bons, não precisamos de nada. Não sabemos nem pedir. O E2 é prestativo, compreensivo e
paciente em aguardar o sucesso.


E3 - EGO FALSIDADE - VAIDADE
Nasce do desejo de sermos admirados pelo que fazemos. Nem sabemos quem somos, sentimos que os outros só nos amam porque temos sucesso. O E3 é a imagem do sucesso e demonstra.


E4 - EGO MELANCOLIA - INVEJA
Nasce porque percebemos a beleza nas outras pessoas e não conseguimos perceber a nossa. Somos sensíveis e invejamos a "beleza" dos outros. O E4 é "diferente", vive no passado.


E5 - EGO EGOÍSTA - AVAREZA
Nasce porque temos medo de perder o que temos e ficamos vazios. O que temos é precioso; conhecimento, afeição, não só dinheiro. O E5 é solitário, estudioso, técnico e observador.



E6 - EGO COVARDE - MEDO
Nasce porque percebemos o mundo como um lugar cheio de perigos e de conspirações. Se não nos dizem algo, deve ser porque tem algo que pode nos ameaçar. O E6 é desconfiado, leal e vigilante.


E7 - EGO PLANEJADOR - GULA
Nasce do medo da "abundância" acabar. Como somos especiais, merecemos mais de tudo o que é bom. A comida é o ítem mais mal interpretado neste caso. O E7 é genial, é o máximo !


E8 - EGO VINGANÇA - ARROGÂNCIA
Nasce da nossa necessidade de adrenalina. Queremos ser notados, respeitados. Queremos controlar tudo e todos. O E8 é confrontador, defende os fracos, vê as pessoas como alvos.


E9 - EGO CONFLITO - PREGUIÇA
Nasce de nos sentirmos completos. Se estivermos em harmonia com o universo sempre alguém cuidará de nós. O E9 é mediador, evita confrontos, todo mundo se preocupa demais !














Fontes:
- Eliane Ganem,
Os Florais de Bach e o Eneagrama
- O Eneagrama,
http://www.fredport.com/enea.htm#nascer




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.