terça-feira, 26 de abril de 2011

O ser humano em abordagens distintas

Freud, Foucault,e Morin apresentam abordagens distintas  sobre a compreensão do ser humano de forma mais ampla e sofisticada. Onde o erro e o imponderável são fundamentais.


Sigmund Freud propôs estudar o homem naquilo que ele próprio desconhece: seu universo psíquico, seu inconsciente. Quebrou princípios do positivismo da época e caminhou para muito além da pesquisa tradicional estabelecendo diálogos coma antropologia, a mitologia, a filosofia. Estabeleceu como objeto de estudo as inquietações e angústias, o mundo mental vivo e dinâmico: a experiência humana fundamentada nas relações com a cultura e o ambiente construindo subjetividades.




O filósofo francês Michel Foucault acreditava ser desnecessário empregar o termo ciência para  referir-se as ciências humanas, pois estas estarão sempre ligadas aos referenciais filosóficos. E, justamente neste contexto, considerando  o homem como agente envolvido em fatores históricos, culturais e subjetivos é que surge a necessidade de tantas ciências que permitem avaliar a projetar inúmeras perspectivas.




Edgar Morin abre portas para uma revolução no modo de olhar e pensar nestes fenômenos questionando o fechamento ideológico e as ciências tradicionais. O conhecimento depende do contexto, da globalidade, da multidimensionalidade e é essencialmente biológico, psíquico social e afetivo. Segundo Morin "o retorno ao começo é precisamente o que nos afastado começo, pois nunca se volta ao ponto inicial" , transformando a experiência do ser  humano não em um círculo vicioso,mas em uma espiral ascendente.




Para Morin nada está absolutamente pronto se está vivo. No processo transformador  cabe o reconhecimento da falha . Para haver aprendizagem não é possível excluir o erro: " O único reconhecimento válido é o da incerteza". Com idéias originais Edgar Morin tem sido fonte de inspiração para novas propostas área de educação, como estímulo para uma profunda reforma na área da aprendizagem.




Fonte:
EranePaladino,
Mestre em psicologia clínica na
Universidade de São Paulo - USP







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.