terça-feira, 24 de maio de 2011

Mais inteligentes ?

Algumas pesquisas americanas tem procurado afirmar que a influência da ordem de nascimento sobre as características pessoais possuem relação com o lugar ocupado na família e o autoconhecimento. Alguns estudos e livros de auto-ajuda americanos informam que o tamanho da família e as condições financeiras podem afetar e influenciar as predileções e personalidades. Nestes casos, o primogênito poderá receber maior atenção da família e maior quantidade de informação.


Um estudo norueguês publicado em 2009  trabalhou com dados mensuráveis : ser o primeiro filho de um casal, a criança do meio (ou uma delas), o caçula ou filho único costuma afetar tanto o quociente intelectual - QI - de uma pessoa quanto sua personalidade. Observaram qua a ordem do nascimento influencia também a escolha de amigos e cônjuges. Assim primogênitos se associariam a outros primogênitos, filhos do meio a outros filhos do meio e caçulas a outros caçulas.


O estudo norueguês, revela ainda, um leve efeito sobre a inteligência. O estudo dos relacionamentos  mostra que o primogênito, o irmão do meio, o caçula e o filho único diferem entre si de alguma maneira, seja na forma de enfrentar os obstáculos, fazer escolhas e se relacionar  consigo mesmo e com os outros. Portanto, quanto maior o número de irmãos mais velhos alguém tiver, menor será o sei QI.  Será ?



Fonte:
Joshua Hartshorne,
doutor em psicologia por Harvard. USA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.