terça-feira, 27 de setembro de 2011

Que tal dizer NÃO?

Quem está disposto a representar o papel de "bonzinho", ainda que sacrifique sua auto estima, seu amor próprio, sua vontade e ate mesmo o autorrespeito?


É claro que ninguém precisa sair por aí ofendendo todo mundo, mas afinal raiva reprimida faz muito mal para a saúde. A incapacidade de dizer não mina nossas forças gerando fadiga e perda de energia. A espera de algo em troca também gera carência e um grande espaço vazio e vai armazenando sentimentos nocivos e negativos como a tristeza e a depressão. Acaba por o reservatório de generosidade não correspondida sendo substituído pelo sofrimento e alimentado por feridas emocionais que nunca cicatrizam. Quando é percebido o servilismo, há indícios de desequilíbrio das forças do ego.

Por isso quando fizer algo por alguém, faça de coração. Assim poderá estabelecer limites saudáveis para si e para os outros sem se tornar uma pessoa carente e ressentida.


Para combater os sentimentos negativos gerados pela conduta servil resgate a vontade própria com Centaury dos Florais de Bach, indicado para os que não sabem dizer não. Para os que cultivam o temperamento carente e manipulador: Mimulus para dissolver o excesso de timidez e os medos de magoar e Agrimony para quem abafa os sentimentos fazendo de conta que tudo está bem.

Enfim, para neutralizar os efeitos nocivos deste comportamento característico das personalidades subservientes como a do Centaury negativo, precisam de essências florias que eliminem os efeitos tóxicos do servilismo. Holly que ajuda a transmutar a energia da raiva em amor e perdão; Willow que resgata o coração ressentido; Pine reduz o sentimento de culpa; Heather que dá o amparo e Wild Oat que encoraja a pessoa a entrar em contato com seus verdadeiros propósitos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.