segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Uma musse como você nunca viu !

Musse de Camomila com pétalas de rosas cristalizadas






Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de flor de camomila seca
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 claras
3 colheres (chá) de gelatina incolor sem sabor
1 xícara (chá) de creme de leite fresco

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela com a flor de camomila e 1 e 1/2 xícara (chá) de água por 5 minutos, ou até ferver. Retire do fogo e deixe em infusão por 10 minutos. A seguir, coe com uma panela. Adicione o açúcar e leve ao fogo por 14 minutos, ou até obter uma calda em ponto de fio grosso. Retire do fogo. Enquanto isso, bata as claras na batedeira até obter picos firmes. Sem parar de bater, junte a calda bem quente, aos poucos, e continue a bater até obter um merengue. Reserve. Coloque a gelatina em uma tigela refratária e regue com 2 colheres (sopa) de água. Deixe hidratar por 4 minutos e, em seguida, leve ao fogo em banho-maria, até a gelatina dissolver. Reserve. Em outra tigela, coloque o creme de leite e bata com um batedor manual até obter um creme espasso e leve, mas não um chantilly. Junte a gelatina dissolvida e bata por mais 1 minuto. Incorpore o merengue e mexa com cuidado até ficar homogêneo. Distribua o creme em 2 taças, com capacidade para 200 ml cada uma, e leve à geladeira por 2 horas, ou até ficar firme. Sirva com pétalas de rosa cristalizadas. Ligue o forno à temperatura bem baixa (150ºC). Lave 15 pétalas de rosa vermelha e 15 pétalas de rosa branca e seque-as delicadamente com toalha de papel. Reserve. Em um prato fundo, bata rapidamente com um garfo 1 clara e pincele delicadamente as pétalas dos dois lados. Em seguida, polvilhe suavemente as pétalas com 6 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro. Disponha as pétalas em uma assadeira untada com 1 colher (sopa) de manteiga. Leve ao forno por 25 minutos, ou até ficarem bem crocantes. Retire do forno e deixe esfriar.

Dicas:
Quais são as flores comestíveis
Cuidado! Algumas flores podem ser tóxicas. As comestíveis são: rosa, amor-perfeito, calêndula, begônia, borage, crisântemo, tulipa, lírio, gerânio, alfazema, lilac, nasturtium, cravina e violeta. Compre sempre nos supermercados, na seção de saladas, e nunca consuma flores de floricultura ou do seu jardim, a não ser que sejam cultivadas sem agrotóxicos ou pesticidas.


Fonte: Revista Água na Boca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.