terça-feira, 4 de outubro de 2011

Não Perca o Sono !




Nos dias de hoje é muito comum a perda do sono. Muitas vezes, noites seguidas de mal dormir podem levar o indivíduo a um estado de estresse. Mas, ao contrário do que alguns pensam, a insônia não é uma doença, e sim, um sintoma. São muitos os fatores que podem contribuir para o surgimento deste distúbio, mas na sua grande maioria, provem do estado emocional.

Pessoas irriquietas, ansiosas, preocupadas, que vivem ou trabalham em ambientes conflagrados, sejam eles de natureza emocional ou psicológicas, são suas maiores vítimas.

No entanto, não são as únicas causas. Fatores como a escolha errada do colchão, anorexia nervosa ou de pressão também contribuem; o consumo excessivo de nicotina ou cafeína a idade avançada, problemas respiratórios como apnéia ou mesmo um estomago vazio ou demasiadamente cheio podem manter a pessoa desperta por mais tempo.

Os fatores emocionais como a ansiedade, estresse, medo, tensão e preocupações também contribuem para a má qualidade do sono. Outros ainda, como estímulos negativos , raiva e frustrações influem diretamente para que possa perder o seu bem estar noturno.

Alguns florais podem auxiliar a reencontrar a sua tão desejada “boa noite” ! Para os ansiosos e agitados , Impatients que reduz a pressa e a ansiedade e Vervain para a insônia ligada à euforia e a ansiedade em relaçãoa algo de bom que está para acontecer.

Para estados de estresse, medo e tensão
: Aspem que dissipa os medos vagos e inexplicáveis; Aspen e Rock Rose para dissolver os medos noturnos; Olive que reduz o estresse físico e mental; Mimulus que encoraja a enfrentar a verdadeira causa dos medos; e Vervain e Impatients que dimunui a agitação dos mais tensos.

Para estímulos negativos
, quando o ambiente está péssimo, quando há desconforto, quando há preguiça ao levantar pela manhã: Hornbeam que espanta a preguiça ; Olive que recarrega as baterias e Rescue que restabelece a vitalidade e a disposição.

Para a raiva e a frustração, quando a noite serve para tentar digerir os sapos engolidos durante o dia: Holly , que libera a pessoa da raiva e promove o perdão; White Chestnut que ajuda a remoer frutrações e alcançar o entendimento.

E , por fim, a grande vilã das noites mal dormidas e insones: as preocupações
! Para aqueles que vêem o dia clarear: Red Chestnut, e para os que tem pensamentos ruminates White Chestnut que devolve a conciência e faz parceber a verdadeira dimensão dos problemas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.