terça-feira, 22 de março de 2011

Criando filhos

Criar filhos é difícil? É complicado e não existe uma fórmula exata para que se tenha certeza que tudo dará certo no final. O certo é que queremos que nossos filhos sejam saudáveis e , sobretudo, felizes.


Quanto mais informados somos, mais nos preocupamos e mais  cientes estamos das nossas responsabilidades. Leva tempo. São anos de dedicação nos primeiros anos de sua formação educando e contribuindo para o  desenvolvimento da criança. É um processo complexo e trabalhoso que requer  tempo, disponibilidade investimento econômico e psíquico. É um trabalho daqueles. Mas, se não
tempos nenhuma garantia de que o resultado será exitoso no futuro, talvez fosse melhor lembrar que  as crianças depois de crescidas se recordam do que vivenciaram, de como foram tratadas.






Educar uma criança implica em limitações, desejos, escolhas; mobiliza complexos psíquicos, questões  ligadas a auto-estima e às fantasias. E para este trabalho precisamos estar conscientes de que precisamos aceitar o espaço do filho e estar preparados para depois renunciar a ele.


 Não basta amar, é preciso também tocar, expressar o afeto, falar mesmo quando não se teve esta experiência na sua própria infância. Enfim para educar bem é preciso tentar ser uma pessoa equilibrada capaz de tomar boas decisões e lidar com as adversidades. Não mais do que  "simplinho" : demonstre sempre o seu amor !







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você quiser auxílio na composição de uma fórmula escreva para chezjardin@gmail.com. Poderemos juntos compor uma fórmula mais focada e eficaz para você.